Juros abusivos são taxas de juros que são cobradas acima do valor máximo previsto pelo Banco Central. Esta prática é considerada de má-fé e pode ser contestada na justiça. Os bancos cobram juros compensatórios como forma de pagamento pelo serviço de empréstimo de capital e são as próprias instituições que decidem os percentuais que cobrarão.
Entretanto, o Banco Central divulga mensalmente os parâmetros aceitos e as instituições devem estar dentro da média do mercado. Uma forma simples de avaliar a possível cobrança abusiva de juros é realizando dois cálculos simples. Primeiro, calcule os juros contratuais comparativamente aos juros da média do mercado. Depois, faça um cálculo para descobrir qual valor será pago no final do financiamento e qual o valor total de juros pago. Desta forma, é possível saber se os juros são abusivos ou se estão de acordo com a média do mercado.
Em caso de suspeita de prática de juros abusivos, a ajuda de um profissional é indispensável. No escritório Chiodini & Bastos Advogados você encontra toda a assessoria especializada em Direito do Consumidor para orientá-lo. Entre em contato conosco que podemos ajudar!